fbpx

Estaleiro de Rio Grande ganha nova operação como apoio para carregar grandes navios

O estaleiro Rio Grande, no Litoral Sul do Rio Grande do Sul, ganhou uma nova finalidade após o cancelamento das construções de plataformas de petróleo. A Ecovix, administradora do estaleiro, que está em recuperação judicial, foi um dos alvos da Operação Lava Jato.

A estrutura agora serve de base de apoio para carregar grandes navios. As embarcações muitas vezes deixam o Porto de Rio Grande sem estarem totalmente carregados em função da profundidade do canal, o que traz risco de encalhamento.

Três operações desse tipo foram autorizadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários. A Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul quer autorização dos órgãos reguladores para tornar isso mais frequente.

Com a parada no estaleiro, onde a profundidade é maior porque o canal foi dragado, as embarcações podem ser carregadas com o que faltava.

Graças à operação, os navios podem deixar o porto completamente carregados, o que contribui com as exportações e gera renda para o estado.

Além disso, diminui os custos para as empresas, já que evita que as embarcações parem em Santa Catarina, para finalizar o carregamento, antes de seguir viagem.

Em 2010, a Petrobras contratou a Ecovix para fabricar oito cascos de plataforma. Três anos depois, a Operação Lava Jato descobriu irregularidades e prendeu diretores do estaleiro. Em dezembro de 2016, o projeto de quase R$ 10 bilhões foi cancelado e 3,2 mil trabalhadores demitidos.

Fonte: G1

IMPORTANTE! Feira de negócios para profissionais do setor. Não será permitida a entrada de pessoas trajando chinelo, regata ou bermuda, camisetas de futebol e afins. Proibida a entrada de menores de 18 anos, mesmo que acompanhados.