fbpx

Robôs subaquáticos são atração da 15ª Marintec South America, no Rio de Janeiro

A 15ª edição da a Marintec South America, principal evento da América do Sul dedicado aos setores da construção naval, manutenção e operações, contará com a Escola Móvel de Robótica Subaquática do Senai, uma atração à parte para os visitantes da feira que começa nesta terça-feira, 14, e segue até quinta-feira, 16, no Centro de Exposições SulAmerica, na cidade do Rio de Janeiro.

A unidade móvel do Senai é uma carreta que abriga um tanque de 25 mil litros de água, que reproduz as condições da vida marinha para aulas práticas, uma bancada com vídeo para operação dos robôs por controle remoto, além de uma sala de aula com capacidade para 12 alunos. Durante a Marintec South America serão oferecidas visitas monitoradas por um instrutor do SENAI para conhecer o interior da unidade e ver na prática como funciona a operação de um robô subaquático. Além de minicursos com uma hora de duração cada sobre os “Conceitos Básicos de Operação” de robôs subaquáticos.

Os visitantes poderão conhecer o robô ROV Teledyne SeaBotix LBV300-5, usado em inspeções subaquáticas, como de cascos de navios, por exemplo. A tecnologia dos veículos robóticos subaquáticos operados remotamente (Remotely Operated Vehicles ou ROVs) é amplamente aplicada nos mercados offshore e militar, pois oferece segurança em ações com riscos de água contaminada, temperatura e visibilidade baixas, além de permitir a redução nos custos da operação.

A atração que poderá ser vista na Marintec South America é um oferecimento da Teledyne Seabotix, fabricante do robô subaquático, e da Gyromarsat, distribuidora do equipamento no Brasil. A Gyromarsat é uma das empresas expositoras da feira, que exibirá uma linha completa de veículos robóticos subaquáticos.

IMPORTANTE! Feira de negócios para profissionais do setor. Não será permitida a entrada de pessoas trajando chinelo, regata ou bermuda, camisetas de futebol e afins. Proibida a entrada de menores de 18 anos, mesmo que acompanhados.